O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas
necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de
abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos
relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho
se torna enfadonho e sem graça.
Trabalhar
em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode
contribuir para melhorar nosso desempenho.
Há...
coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas,
criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos
não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).
Quando
falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos
gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e
auto-gerenciamento.
As
primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não
precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um
formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e
preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem
trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.
Suponha
que você e mais duas pessoas estão trabalhando em uma plantação de feijão, onde
cada um ganha o salário correspondente ao seu dia de trabalho. O trabalho
funciona da seguinte maneira: em fila, você cava o buraco, o segundo joga a
semente e o terceiro integrante tapa o buraco. Cada integrante deste grupo se
preocupa apenas em realizar a sua tarefa, nada entendendo da importância do
trabalho dos outros, “é cada um por si”.
Um certo
dia o segundo membro da equipe faltou ao trabalho por motivo de saúde, porém a
atividade continuou, pois cada um recebia o salário correspondente ao seu dia
de trabalho e eles sabiam muito bem qual era sua responsabilidade, sem a
necessidade de um líder para orientá-los. Você cavava o buraco, o segundo não
jogou a semente (pois havia faltado), mas o terceiro tapava o buraco e assim
prossegue o dia inteiro...
Muitas
pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não
em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é
individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No
trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua
importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem
metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Se no exemplo
anterior você e os demais integrantes do grupo trabalhassem como equipe,
conhecendo a importância do trabalho de cada membro, tendo uma visão e
objetivos comuns, certamente vocês diriam: “nosso colega faltou, vamos ter
que substituí-lo ou mudar o modo como estamos plantando, se não nosso trabalho
será improdutivo”.
Toda
equipe é um grupo, porém... nem todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da
Consultoria CR Basso)
Grupo é
um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades.
No entanto esse grupo não é uma equipe. (Suzy Fleury, psicóloga e consultora
empresarial e esportiva)
Ter uma
equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o
trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado.
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